Agricultura familiar do Nordeste ganha impulso 4f1u5y
Contraf-Brasil participa do lançamento do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE) e o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (Siraf/NE) 4w4531
Escrito por: Fernanda Silva|Com informações do Governo do Estado do Ceará- André Gurjão-Ascom SDA • Publicado em: 20/08/2020 - 12:33 • Última modificação: 20/08/2020 - 12:40 Escrito por: Fernanda Silva|Com informações do Governo do Estado do Ceará- André Gurjão-Ascom SDA Publicado em: 20/08/2020 - 12:33 Última modificação: 20/08/2020 - 12:40
CONTRAF-BRASIL/CUT
O Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste lançou na última quarta-feira (19), duas novas ferramentas que vão organizar e impulsionar a atividade: o Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE) e o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (Siraf/NE).
O PAS terá ações em cada um dos nove estados da região e é uma estratégia elaborada em parceria com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste e construído em diálogo com os movimentos e organizações sociais da sociedade civil, nos mesmos moldes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Para Contraf-Brasil essa iniciativa irá fortalecer a agricultura familiar da região e “contribuirá para sua inserção no mercado de forma mais contundente, não só para fins de mercados institucionais, que são importantes, mas, sobretudo, para que os nossos produtos cheguem até o mercado tradicional”, disse Rochinski durante o lançamento.
Quanto ao Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar, o Siraf/NE é um portal que sistematizará a oferta dos produtos da agricultura familiar existentes na região com o objetivo de facilitar o o e qualificar as informações de mercado, agilizando os processos de compras governamentais e abrindo novos canais de comercialização com o setor privado.
De acordo com Marcos Rochinski, “a Região Nordeste dá um o importante através do Consórcio de Governadores para mostrar para outras regiões do país que mesmo sem ter políticas públicas governamentais de cunho federal é possível ter iniciativas no âmbito dos estados e regiões para fortalecer as políticas para a agricultura familiar”, disse Rochinski.
“Com esse sistema de informação a gente potencializa e empodera as nossas organizações”. Na ocasião, o coordenador Geral da entidade parabenizou também o protagonismo das organizações sociais que fazem permanentemente esse debate e, considerou inteligente para os governos fazerem parceria com as organizações da sociedade civil.
“Por mais capilaridade que o Estado tenha, jamais conseguirá sozinho implantar suas políticas. A garantia para fazer chegar até as pessoas que realmente precisam é em parceria com as organizações e a Contraf tem sido parceria permanente da Região Nordeste”, disse Marcos.